segunda-feira, 17 de maio de 2010

MENSAGEM AOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Armadilha para o mosquito da dengue.




Senhores pais e responsáveis,



Sabemos que a Dengue tem sido uma doença recorrente em vários municípios da região e o maior problema é a falta de responsabilidade de alguns em não eliminar os locais que servem de criadouros para o mosquito transmissor do vírus da dengue.

Temos feito um trabalho em nossa escola no intuito de orientar e conscientizar nossos alunos para os perigos e cuidados que devemos ter em relação ao mosquito transmissor.

Dentro do Projeto, trabalhamos a “mosquitérica” assim batizada por seu criador, o cientista e professor da UFRJ, Maulori Cabral, juntamente com pesquisadores da Fiocruz, no entanto, o uso dessa armadilha tem como ponto principal, o compromisso e a responsabilidade: Compromisso no sentido de primeiro eliminar os possíveis criadouros do mosquito em sua residência e responsabilidade no sentido de preparar a armadilha de forma adequada, e fazer sua manutenção conforme orientações.

Como seus filhos ainda estão em fase escolar, solicitamos que os pais os ajudem caso decidam manter a armadilha em casa.

Leiam as instruções contidas no caderno de Ciências de seu filho e neste blog para melhor poder orientá-los. Mais abaixo vocês encontrarão vídeos da Fiocruz sobre a biologia do Aedes aegypti e sobre a forma correta de fazer e usar a armadilha, além de outras informações sobre a doença.

Caso não queira a armadilha em casa, descarte-a da seguinte forma:

Despeje cerca de uma colher se sopa de detergente dentro da armadilha e misture bem.

Após 10 minutos aproximadamente, descarte a água no tanque ou no vaso sanitário.

Passe a bucha nas paredes das partes da armadilha, enxágue, deixe secar e jogue no lixo reciclável.

É importante destacar que a armadilha feita de acordo com as instruções, apenas atrai as fêmeas do mosquito que já estão circulando pela casa e que se houver postura de ovos e posterior larvas, estas morrerão se forem colocadas em contato com o detergente ou afogadas quando tornarem-se adultos, reduzindo o número de mosquitos transmissores.

A presença de larvas indica que num raio de 100 metros da armadilha pode haver algum criadouro do mosquito.

A água mau-cheirosa indica a presença de muitos microrganismos devido ao excesso de matéria orgânica (ração de gato ou arroz) que foi colocada.

Qualquer dúvida ou outras informações use o ícone "comentários", colocando seu nome, do seu filho e a série e turma em que ele está.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário